Ensino Médio

ENSINO MÉDIO:  9º a 3ª Série

O Ensino Médio do Colégio Diocesano Santa Luzia está de acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais desse segmento, atendendo as novas exigências educacionais e as demandas decorrentes da produção de conhecimento, da ampliação de acesso às informações, a partir do interesse dos jovens e adolescentes dessa etapa. Oferece uma educação integral ao educando, pautada em princípios religiosos, éticos, reflexivos e investigativo crítico que contribuam para a formação de cidadãos participativos, capazes de agir para a construção de uma sociedade mais justa e solidária.

A proposta pedagógica do Colégio inspira-se nos valores e princípios para uma sociedade mais justa e fraterna, na tentativa de apoiar os alunos e professores nos procedimentos didáticos e pedagógicos, no sentido de conduzi-los na direção de uma relação de construção do conhecimento sustentada pela interação. Está respaldada na Teoria Sócio-Interacionista, onde a formação dá-se numa relação dialética do sujeito e da sociedade ao seu redor, objetivando desenvolver competências estabelecidas pelas relações interpessoais e sócio-culturais, preparando o aluno em sua formação para vida e para o mercado de trabalho.

OFERECE:

Um excelente espaço físico com salas amplas, cadeiras confortáveis, multimídias acoplados às salas de aula, ar condicionado, banheiros adequados, além dos serviços de lanchonete e self-service para alunos, pais e funcionários. Dispõe de uma biblioteca adaptada para estudo e pesquisas, Laboratório de Ciências para aulas prática e Laboratório de Robótica com materiais do mais alto nível tecnológico.

AULAS:

Carga horária ampla no total de 680 horas anuais, com 7 aulas diárias do 9º a 2ª Série e 8 aulas na 3ª série pré-vestibular.

ÁREAS DE CONHECIMENTO:

Ciências Humanas e suas Tecnologias

– História

– Geografia

– Filosofia

– Sociologia

Ciências da Natureza e suas Tecnologias

– Biologia

– Química

– Física

Linguagens, Códigos e suas Tecnologias

– Língua Portuguesa

– Literatura

– Língua Estrangeira (Inglês/Espanhol)

– Redação

– Educação Física

– Artes

Matemática, Códigos e suas Tecnologias

– Matemática

PROFESSORES:

Melhor equipe de professores a nível de Graduação e Pós-Graduação

COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA:

Formada por educadores Especialista e Mestre em educação.

MATERIAL DIDÁTICO:

O Colégio trabalha com o material mais conceituado do Brasil, Sistema Ari de Sá, que mais prepara os alunos para o ENEM, com questões direcionadas (banco de questões, lista de exercícios) realizadas pelas maiores universidade do país. O sistema Ari de Sá dispõe de uma equipe de consultoria que realiza um trabalho junto a toda a equipe técnico-pedagógica da escola.

Uso de paradidáticos nas disciplinas de Espanhol, Inglês, Português, Literatura e Biologia

 

ATIVIDADES COMPLEMENTARES

LABORATÓRIO DE ROBÓTICA:

A inserção de recursos tecnológicos como forma de auxílio no  processo de  ensino e aprendizagem dos alunos é uma das grandes discussões  hoje, tendo em vista a demanda existente no mercado educacional. O Colégio Diocesano Santa Luzia oferece as aulas de robótica, que são realizadas contraturno do Ensino Médio, visando ampliar cada vez mais a participação dos alunos nas atividades propostas, com o objetivo de promover a investigação e identificação de situações-problema, por meio de utilização de modelos, promovendo, avaliando e analisando hipóteses, desenvolvendo o raciocínio lógico, habilidades motoras e cognitivas.  As aulas acontecem de maneira interdisciplinar, envolvendo as disciplinas de Física, Ciências, entre outras, visando estimular e motivar o trabalho em equipe, incentivando a criatividade e organização dos grupos.

LABORATÓRIO DE REDAÇÃO:

A leitura é uma das atividades essenciais a qualquer área do conhecimento, possibilita a aquisição de diferentes pontos de vista e é de suma importância no processo de ensino e aprendizagem . É através do hábito da leitura, que o homem pode tomar consciência das suas necessidades, promovendo a sua transformação como um todo. Discutir sobre a escrita requer um (re) pensar do que seja escrever e/ou elaborar um texto visando ampliar e dar condições aos alunos do Ensino Médio a praticarem o exercitar da escrita,  é que foi criado o laboratório de redação, no intuito de proporcionar discussões e elaborações dos textos dissertativos cobrados no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Durantes as aulas, os professores discutem toda a problemática existente na construção de um texto dissertativo, além de instigar aos alunos a lerem e elaborarem produções textuais.

LABORATÓRIO DE CIÊNCIAS 

O Laboratório de Ciências é o ambiente onde o aluno tem acesso ao conhecimento prático, lugar onde  pode vivenciar as peculiaridades de seu cotidiano, fazer acontecer, transformar o conhecimento teórico em prática. As aulas,  no ambiente de laboratório,  despertam curiosidade e, consequentemente, o interesse do aluno. O uso deste ambiente  torna-se imprescindível, quando as experiências vivenciadas nesse espaço estão situadas em um contexto histórico-tecnológico, relacionadas com o aprendizado dos conteúdos ministrados em sala de aula, de forma que o conhecimento empírico seja testado e argumentado, para enfim acontecer a construção da cientificidade.

O Laboratório de Ciências Naturais do Colégio Diocesano Santa Luzia dá suporte aos diversos temas trabalhados nas Ciências, em Biologia e em Química, tendo como meta aliar os conhecimentos e trabalhar a interdisciplinaridade envolvendo ação – reflexão, teoria e prática.

 

PROJETO

 TERCEIRÃO:

Com o objetivo de oferecer um trabalho diferenciado aos alunos da 3ª série do Ensino Médio, o projeto terceirão viabiliza promover ações que atendam a demanda exigida pelo ENEM, com atividades direcionadas a esse público, tais como:

– Corujão com aulões e ciclo de palestras  profissionalizantes ( alunos da 3ª série do Ensino Médio)

– Serviço de apoio psicológico para testes vocacionais e horário de estudo com profissionais : psicóloga e  assistente  social.

– Sistema de avaliação diferenciado (provas parciais, globais, simulados da escola e simulado Ari de Sá do 9º a 3ª série)

 

FEIRA DE CIÊNCIAS 

DIOTECC:

DIOTECC Mostras Científicas constituem-se em recursos riquíssimos para divulgação de ciência e o progresso tecnológico, tem por alvo expor suas ideias e trabalhos para toda a comunidade escolar, sendo, também, aberta ao público. É o momento em que os alunos se questionam, pensam como os grandes cientistas pensaram e desenvolvem em seu interior esse caráter de pensador científico.

A DIOTECC alia esse conceito de mostra científica a construção de experimentos, onde nossos alunos criarão seus próprios projetos, desenvolverão suas próprias ideias. Esse momento é de muita grandeza e troca de conhecimentos, pois é um momento em que todos se debruçam sobre o mundo científico, valorizando também o aprender na prática, pois os pequenos cientistas têm a oportunidade de mobilizar o seu conhecimento teórico, aquele que foi adquirido no dia a dia, na escola e em suas vidas e desenvolvem também as habilidades manuais e o trabalho em equipe, assim como a socialização e integração, rumo a cientificidade.

 

FEIRA CULTURAL

DIOARTE:

A DIOARTE retrata o que existe de melhor na arte-educação. Através desse evento cultural os alunos demostram a importância da arte na vivência da escola, onde as linguagens artísticas são enfatizadas de maneira expressiva através da dança, da música, das artes visuais e da dramatização, esse projeto envolve cultura e arte mostrando que a escola é um um peça de teatro, fazendo com que o aluno sinta a Literatura pulsando, viva, com sabor, com cor, com emoções que saltam das páginas dos livros e se movimentam nas retinas de cada um que dar vida aos textos explorados transformando a arte em pura magia.

 OLIMPÍADAS NACIONAIS BRASILEIRAS

As olimpíadas do conhecimento são reconhecidamente um meio de incentivo à pesquisa, à busca de conhecimento e à competitividade saudável. Um aluno que se prepara de forma dedicada tendo em vista a participação em uma olimpíada adquire conhecimentos específicos, avançados para seu nível e idade, e com isso passa a ver as disciplinas envolvidas de maneira mais clara, mais estimulante e significativa. São inúmeros os pontos motivadores dessas competições e por isso, é papel da escola abrir espaço para que o aluno se prepare, participe das edições em curso e tenha seu trabalho sendo reconhecido pelas entidades organizadoras e pela própria comunidade escolar. O Colégio Diocesano está cumprindo com esse papel, preparando e levando, não alunos, mas pesquisadores em processo de formação, para cada uma das Olimpíadas Nacionais Brasileiras que são pretendidas por eles. São competições de Física, Astronomia, História, Biologia, Ciências, Cartografia, Matemática, Química, Conhecimentos Gerais, Robótica, com metodologias diversas e, acima de tudo, capazes de despertar o campeão que existe em cada um dos nossos jovens pesquisadores. As aulas acontecem aos sábados de maneira que os alunos possam administrar seus horários de estudos.

© 2014, Colégio Diocesano Santa Luzia.
agência img